sábado, 25 de junho de 2011

NAVEGANDO EM HIPERTEXTO SOBRE HIPERTEXTO

Atividade 2.2
Navegando em Hipertexto sobre Hipertexto

Ao navegar por hipertexto descobri que várias informações que são mostradas na medida em que necessitamos pesquisar. È muito proveitoso navegar pela página da Wikipédia em busca de informações seja qual ela for. O link utilizado nos textos na internet nos facilita a pesquisar e nos possibilita descobrir novos caminhos e obter respostas ás dúvidas que aparecem no decorrer da pesquisa. Através dos recursos disponíveis como as setas, facilitam a navegação, mas é possível que uma pessoa com pouca experiência em navegação se perca, mas o prazer em descobrir coisas novas é maravilhoso. Saberia ir novamente, acho que esses atalhos nos poupam um grande trabalho de navegação, pois não precisamos abrir outra página de pesquisa e ficar procurando assuntos relacionados, o próprio texto linkado já faz isso por nós. Saber utilizar vários recursos ao nosso favor é muito bom.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário