Projeto de trabalho em sala com a Integração ao Currículo.
Autora: Maria do Carmo F. Luna
Nome do Projeto:
Conhecendo as letras de seu nome
Justificativa:
O nome é a peça fundamental para o início da compreensão da escrita. A escrita do nome é uma fonte de consulta, uma referência para as crianças poderem ler e escrever outras palavras, o que contribui de forma considerável para o avanço no processo de ensino-aprendizagem.
Público Alvo:
Educação Infantil: Pré- escolar (Alunos de 4 a 5 anos)
Objetivo Geral:
Estabelecer uma fonte de consulta para a escrita de outras palavras, a partir do Próprio nome.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Com este Projeto o aluno poderá conhecer as letras do alfabeto, perceber a diferença de uma letra para a outra,diferenciar letras e desenhos; diferenciar letras e números; quantidade de letras usadas para escrever cada nome;função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula, orientação da escrita: da esquerda para a direita; nome das letras; amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);habilidades grafo-motoras;
Duração das atividades:
1 Mês
Conhecimentos Prévios trabalhado pelo professor com o aluno:
Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome
Componente Curricular:
Linguagem oral e Escrita
Matemática
Natureza e Sociedade;
Técnicas Utilizadas:
Dialogada, expositiva, individual.
Estratégias Recursos:
Atividades com cartões do
nome: Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe. Deixar os cartões sobre a mesa e pedir que um por um peque o seu nome.
Atividades em folhas: Circular a 1ª letra do seu nome, ou a ultima, ou outra que a professora pedir. Atividade de representação de quantidades: As crianças deverão registrar seu nome, contar quantas letras há nele.
Dança das cadeiras:
O(A) Professor(a) divide a turma em grupos com quatro crianças. Nas cadeiras cola uma tira de papel com os nomes. Combina com as crianças uma cantiga de roda para cantarem ou coloca uma música. Orienta as crianças à sentarem na cadeira do seu nome quando a música for interrompida. A criança que sentar em outra cadeira, sairá da brincadeira e sua cadeira será retirada.
Músicas cantadas sobre o alfabeto.
Mídias e tecnologias :
• som
• Música
• Pen Drive
• Vídeo
• Televisão
Avaliação:
Como o nome é a peça fundamental para o início da compreensão da escrita, os alunos Utilizaram deste conhecimento sobre o próprio nome para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras e interpretação de escritas.
Com esta atividade os alunos compreenderam que cada um possui um nome e este diferencia uns dos outros, demonstraram interesse e satisfação na realização das atividades propostas. A maioria dos alunos conseguiu identificar as letras de seu nome e escrevê-lo com ou sem modelo do nome.
Referência Bibliográfica:
PIAGET, VYGOTSKY, WALLON: Teorias Psicogênicas em discussão. São Paulo: EDITORA Summus,1992.
Currículo anual da Escola.
http://www.webartigos.com/articles/5745/1/O-Desenvolvimento-Da-Linguagem-Oral-E-Escrita-Da-Crianca-De-0-A-6-Anos/pagina1.html.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html.
sábado, 25 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário