quarta-feira, 28 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

A borboleta azul

A BORBOLETA AZUL

Ao navegar no dominio público me chamou a atenção a história da borboleta azul de Lenira Almeida Heck da literatura infantil em potuguês, que conta a história de uma lagarta chamada Fifi que nasceu do ovo de uma borboleta, o tempo passou e Fifi agora se preparava para uma grande transfomação, procurou um lugar mais tranquilo,após caminhar muito encontrou uma árvore, subiu no tronco ficou sem comer e beber num jejum total.
Ao seu redor teceu uma casca marrom e dentro dela adormeceu por vários dias, o coelho que morava numa toca próximo a árvore percebeu que algo estrnho estava acontecendo na árvore, a casca morrom se rompeu e dela surgiu uma linda Borboleta Azul,o coelho assustado fugiu dali.
Suas asas molhadas não o deixaram voar,depois de várisa tentativas quanto mais caia, mais insistia. Com o tempo já estava esperta e disposta a conhecer váris lugares, muito feliz fazia piruetas no ar.Cansada de voar pousou sobre um poste do alto ficou observando o vaivem dos homens se assustou mas logo passou a admirá-los, todos os dias pousava no mesmo luga.O gesto entre os homens lhe chamou a atenção duas criaturas se encontram e sorrindo deram-se as mãos,mesmo percebendo as diferença existentes entre as espécies, sentia-se grande simpatia pelos homens tanto que se pudesse entraria no casulo e de lá sairia transformada numa linda mulher.
Um certo dia a borboleta azul acordou indisposta, sabia que estava nos dias de põr os ovos, após saborear o doce néctar escolheu uma folha e nela pôs os ovos, mal havia terminado sentiu-se um térrivel mal-estar, suas asas de repente ficaram presas e suas patas já não lhe obedeciam. Cambaleando tentou se firmar numa flor sentiu alguma coisa prendela estava próxima de ser tanto admirada e sem resistencia se deixou pegar ,ainda tentou se mexer mas não conseguiu ficou imóvel para sempre, e se tornou parte de uma coleção de borboletas e entre as outras estava a mais bela.